Nossa principal matéria-prima (MP):
100% algodão orgânico. (AO).
malha 28.1 penteada. Nacional.
Matéria-prima certificada e com máxima em sustentabilidade ambiental, porém com preços mais elevados. Livre de venenos: Agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes. Todo o processo de plantio e colheita é feito de maneira manual. Resultando em um processo rudimentar de obtenção da pluma. Apresentando, assim, fibras irregulares (variação de tamanhos, coloração e maturidade), e “contaminações” por conta do excesso de casquinhas e folhagens. Contudo, não pode ser considerado defeito, mas sim características do produto.
Seguindo o conceito do “cradle to cradle” utilizamos principalmente 100% Algodão Orgânico. Sem mescla de tecidos.
Boicotamos o uso de algodão comum e PET, este ultimo em maioria não é reciclado e solta polímeros na água em cada lavagem.
Outras composições têxteis:
BCI e ABR – malha 30.1 penteada. Nacional.
O Algodão BCI em uma escala de sustentabilidade ambiental está entre o orgânico e o convencional, sendo o orgânico o mais sustentável. Em relação a preço, o BCI é mais
sustentável financeiramente.
O tecido feito do melhor algodão sustentável possui um selo BCI (Better Cotton Initiative“). Além da qualidade indiscutível, o produto é fabricado sob fiscalização rígida que permite ao trabalhador condições dignas de trabalho.
BCI prioriza: a melhoria contínua das boas práticas de produção; as relações justas de trabalho; e a transparência para o mercado e a rastreabilidade do algodão. Priorizam o algodão RAINFED (sem irrigação), alimentado pela água da chuva, atingindo assim um de seus principais objetivos: a redução do uso de água.
Este algodão é certificado pela Better Cotton Initiative (BCI), órgão internacional sem fins lucrativos que reúne toda a cadeia produtiva do algodão. A certificação BCI tem como meta o cultivo sustentável do algodão. A transparência em toda cadeia produtiva é feita pelo controle do algodão BCI via uma plataforma de transferência de créditos de um fornecedor para outro.
Algodão desfibrado/reciclado com PET Reciclado (para EcoBags e ToteBags)
Estas opções de composição têxtil são de empresas que produzem tecido à partir de ‘desfibramento têxtil’ segundo Programa de Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais. Diminuindo assim a carga de resíduos descartados no meio ambiente. O que era “lixo” vira uma nova matéria-prima. Tecidos feitos sem necessidade de uso d’agua, adição de tintas ou corantes e livres de processos químicos.
Sobre vestuário sustentável para fardamento, cuidamos também do descarte mais adequado de antigos uniformes, evitando o destino inadequado por incineração e sobre carga a aterros sanitários. O objetivo e que estes resíduos sejam descartados de forma correta tendo em vista o co processamento e primando pela reciclagem têxtil – up cycling.
Tecido de Reuso – malha ou tecido plano de sobra de estoque de coleções de lojas, fábricas e malharias/tecelagens, que antes seriam descartados, utilizados como base de produto a ser desenvolvido vide pedidos. Evitando assim mais lixo nos aterros e incineração têxtil.